domingo, 19 de dezembro de 2010

Feminazi!!!...

È um terreno super perigoso falarmos de feminismo,...
Este terreno minado esta em efervecência intelectual novamente,...um DEJA VU!!!,...
A identificação de um grupo social, a outra cara metade do grande  grupo humano, o feminino,  retoma o MOVIMENTO que libertou as mulheres de grande parte do preconceito(existe muito ainda!!,...)e do sistema congênito histórico, machista,...agora aparece um termo travestido de 'nazismo',...termo midiático e pejorativo, reascendendo velhos preconceitos,...

Cynthia Semíramis *refere-se muito bem ao tema, e transcrevo parte,...
"Tenho visto com alguma frequência várias homens se referindo a feministas como “feminazis”. Alguns deles até fazem ressalvas do tipo “feminazis são as feministas que eu considero radicais”, repetindo o erro classico de querer classificar as mulheres de acordo com seus preconceitos. Feministas não-radicais, para eles, são as que defendem direitos das mulheres, desde que concordem com o que eles acham que são direitos das mulheres.
Feminazi é um termo que mostra completa ignorância a respeito não só de feminismo e luta pelos direitos das mulheres, mas de conhecimentos básicos de história. Feministas foram perseguidas pelos nazistas, que tinham uma visão extremamente limitada: mulheres deveriam obrigatoriamente ser mães, portanto estudos superiores e creches foram limitados, e aborto e métodos contraceptivos foram proibidos. O discurso feminista de emancipação das mulheres foi atribuído aos judeus, aumentando os motivos para persegui-los. A política nazista é anti-feminista, como bem demonstrou Kate Millett.
Em suma: feminazi é um termo que denota ignorância ou má-fé de quem o profere, pois vai contra tudo o que se sabe sobre nazismo e sobre feminismo. Feminazi é um termo que só é utilizado por conservadores para tentar desqualificar quem luta pela implementação dos direitos das mulheres.
...qual corre-se o risco da mídia importar o termo feminazi, fazendo vistas grossas para o fato de se tratar de uma manipulação conservadora"
Concordo com o que se torna usual pode se tornar 
preconceito,...o simples fato de nos referirmos a um determinado grupo social, podemos demonstrar 'preconceito',... identificamos!!,...separamos um grupo!!!,...
Dentro de um movimento social, ou mesmo dentro de pequenos grupos sociais organizados, é possível encontrar grupos ou pessoas com com caracteristicas radicais. 
Na maioria das vezes o termo “radical”, no sentido filosófico, é usado para definir grupos que optam pelo uso de ações extremas, por exemplo, violência física ou verbal, para gerar transformações sociais e que realmente não apoio e até abomino,...
No caso do feminismo as pessoas gostam de definir como radicais as mulheres que queimam, ou queimaram sutiãs em praça pública (episódio conhecido como Bra-Burning, ou A Queima dos Sutiãs), as que são incisivamente a favor da legalização do aborto, as que afirmam que o casamento é uma instituição social de aprisionamento da mulher e até as que defendem uma reforma  de gênero na língua portuguesa. Porém, há pessoas que afirmam existir um tipo de feminista que quer a extinção dos homens e para compará-las aos nazistas deram-lhe a alcunha absurda de feminazi.

E ao se falar de igualdade significa que  mulheres e  homens devem ter os mesmos direitos e deveres na sociedade. Isso incluem equalização nos salários, até licença maternidade e paternidade compartilhada, passando por diversas outras questões como a violência doméstica....aí então entramos em outra seara bastante complicada,... O movimento feminista é constituído por um discurso social politico e filosófico que tem como base os direitos iguais de gênero e a proteção legal às mulheres. O feminismo contempla não só o âmbito coletivo, como também o âmbito privado das relações humanas, pois o machismo está presente culturalmente e historicamente na sociedade, desde os primatas.
Quem se utiliza do termo feminazi quer principalmente desqualificar o movimento feminista, suas conquistas e sua voz. Quer reproduzir ideias estereotipadas, tacanhas e falsas que ajudam a definir o feminismo como um clichê em que mulheres raivosas lutam para tomar o lugar dos homens. Além de se utilizar do direito de definir um movimento do qual não faz parte, justamente para empobrecer sua causa. O que podemos concluir, ao ler o que as pessoas que usam o termo feminazi dizem, é: pessoa também se sente no direito de definir os critérios...“Aceito que você seja feminista, desde que não seja uma feminazi, mas quem vai determinar se você é ou não uma feminazi sou eu.” 
 
Então, para que cunhar e disseminar um termo como feminazi? e desqualificar de maneira pejorativa todo um movimento ??? ...Os movimentos sociais reivindicam mudanças sociais por meio de expressões políticas, sociais e filosóficas. Então faço questão de manter a postura, agora radical, apesar de abominar os radicais, riscar o termo e dar guarida a igualdade social, no sentido mais amplo que possamos conhecer, para assim nos tornarmos o que realmente somos,...seres humanos inteligentes.


Esta é a postura de Epicurus!!!,...e quem conhece sabe que é verdadeira,...


 Complementando...abro o jornal hoje e uma estatistica do IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em Características da Vitimização e do Acesso à Justiça no Brasil, um milhão de mulheres foram agredidas no BRASIL,...deste total 25,9% foram vítimas do marido ou ex-companheiro, e 51,6% não procuraram a Policia por medo de represalia,...


*(Professora universitária, desenvolve pesquisas sobre direitos das mulheres

Nenhum comentário:

Postar um comentário