quinta-feira, 24 de março de 2011

O olhar sobre a obra de arte



Arlequim - Picasso 1918 
Sempre intrigou o fato de que faz uma obra de arte transformar-se realmente em uma obra de arte aos olhos do espectador e da crítica,...então!!...


"Afastem-se. Olhe toda a imagem...    um pouco mais "
Picasso - Arlequim(detalhe)
"Não se preocupem com a legenda, o título, a data, o artista, basta mergulhar na imagem. Criar uma distância crítica para permitir que a superfície da pintura se dissolva. Sente-se, e passe algum tempo com a pintura. "


Olhar uma obra de arte demanda bem mais de tempo que a leitura de um out-door de propaganda - meio óbvio, né!!?, mas pertinente - a leitura é bem mais complexa de algo profundo e significativo proposta pelo autor.
Dentro de cada pintura podemos visualizar dezenas de pequenos quadros cuidadosamente construídos para explorar. Essas "pinturas interiores 'no processo de pintura, como tal, representam uma visão de importância na crítica de arte,...a perspectiva do pintor.




Matisse-The-Piano-Lesson-1916
Matisse-The-Piano-Lesson-1916
(detalhe)
















Esta visão não é apenas sobre a construção íntima de uma pintura, mas certamente é também  de desconstrução e uma análise maior da obra de arte. Quando nos tornarmos íntimos com o trabalho de um autor, de certa maneira apreendemos a leitura da proposta e compreensão, mesmo que nada tenha que ser compreendido. 
O estudo atento de um trabalho nos revela muito mais que camadas de tinta, composição e textura.Engolindo toda a tela ao mesmo tempo torna-se simplesmente irresistível.
Ao olhar a pintura em detalhe podemos , no detalhe, vislumbrar muitos outros quadros,...


Então, pare, e veja o que o artista viu... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário