quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

SABEDORIA

Entre todas as maravilhas de Punta, e que temos muitas outras para publicar fazemos uma pausa para pensar,...


Como a FILOSOFIA e os temas belos  fazem parte de EPICURUS, o  nosso cotidiano nos fornece temas filosóficos perfeitos para serem debatidos ampiando nossa compreensão de convívio. 
Esta parábola é baseada em um fato real do cotidiano.

O Sábio e o Aspirante
Um Sábio em seu templo, recebia seus Discipulos e Aspirantes, e em meio a conversa  foi interrompido por um dos Aspirantes quando expressava seu pensamento. De maneira intempestuosa e quase ofensiva este colocou sua opinião de dedo em riste chamando a atenção do Sábio.
O Sábio calmamente tudo ouviu  e esperou. O Aspirante sem dúvida achou-se, então, coberto de razão,...
Encontrando-se o Sábio mais tarde no Jardim da Razão, que contornava o Templo, encontrou-se com o Aspirante que o havia ofendido, e a sós calmamente explanou seu ponto de vista, demonstrando que em muitas atitudes, algumas até incompreensíveis, encontram-se muitas maneiras de proteger o grupo.
Como um ser inteligente, até porque fazia parte da Congregação do Templo, compreendeu, mudando totalmente sua atitude com o Sábio,...

Seguindo o pensamento desta 'parábola', estaria mais perto da verdade aquele que procurasse enxergar os fatos mudando sua área de visão.  Isso significa que quando temos tempo para pensar, nossas posições, quando nos permitimos avaliar as coisas sob nova ótica, aprendemos mais sobre o assunto avaliado, nossa compreensão aumenta, evolui e se enriquece.
Ainda assim, isso não quer dizer que quem fizer isso vai descobrir o “segredo do universo”, simplesmente quer dizer que é importante avaliar as coisas com cuidado para evitarmos acidentes, para não incorrermos nas mazelas do preconceito e nos estagnarmos no mar da ignorância.
A parábola ensina também que nossas opiniões sempre evoluirão, pois sempre poderemos observar o pensamento de formas diferentes. Isso significa expandir o conhecimento, significa mudança, significa a ruptura com estereótipos.
Do alto de sua SABEDORIA o Sábio soube esperar, meditar e levar a palavra certa ao Aspirante, que provavelmente depois disso se tornará um Discípulo,...

Nenhum comentário:

Postar um comentário