quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Taare Zameen Par - Toda a Criança é especial

Taare Zameen Par é um filme indiano da produção de Bollywood - conta a história de uma criança,  Ishaan Awasthi , com 9 anos, que sofre de dislexia e não é compreendido pelos pais e professores. 
Um professor de artes é  quem lhe trás luz e vontade de viver,...este filme não entrou no circuito brasileiro, infelizmente(pode ser encontrado em DVD, sob encomenda, na Livraria Cultura)

O filme é uma obra prima do até então ator e produtor Aamir Khan, que atua como o professor substituto, e arrisca-se brilhantemente como diretor, impressionando pela qualidade e sensibilidade. 
Ishaan Awasthi é interpretado pelo estreante Darsheel Safary, que também perfeito em sua atuação, ganhou o prêmio de melhor ator pela crítica, no Filmfare Awards de 2008 e virou celebridade... 
Além dos prêmios de melhor filme e melhor ator pela crítica, TZP ganhou também o prêmio de melhor direção, para Aamir Khan, e de melhor letra de música. O filme, embora não tenha as exóticas cenas de dança dos filmes indianos, tem músicas que aparecem como clipes, com imagens que não só ilustram a melodia, mas também fazem parte do decorrer da história. Dentre as músicas - excelentes -  Maa, que significa “mãe” em hindi, recebeu o prêmio de melhor letra.
Taare Zameen Par – Every Child is Special“, o que significa, exatamente, “Estrelas na Terra – Toda Criança é Especial“, embora fale diretamente sobre o caso de uma criança, ele é uma mensagem para o mundo sobre o verdadeiro papel de um educador e formação de um novo ser humano,...
falamos de EDUCADOR e não de PROFESSOR!!!,...Ao afirmar no título que toda e qualquer criança é especial, que são como estrelas na Terra, a proposta é trazer a idéia de que não podemos negligenciar a diversidade e preciosidade dos projetos de gente especial de nosso mundo, pois são eles, também, que fazem o futuro.
O filme vai muito além de tocar na sensibilidade de ser criança e educador; ele manda uma mensagem de nosso papel como ser humano – o que na Índia não é tarefa fácil. 
Em muitos momentos, Aamir Khan optou por utilizar recursos caricatos para os personagens do filme, sobretudo em relação aos professores de ambas as escolas por que Ishaan passa. Ainda que personagens caricatos possam trazer um grau de irrealidade para a trama, em Taare Zameen Par a caricatura contribui para aumentar a sensação de sofrimento, opressão e incompreensão vivido pelo garoto disléxico. No conjunto, caricaturas e clipes de música ilustram uma ficção que de irreal nada tem; qualquer semelhança entre a ficção e a vida real é mera coincidência, diz, antes do filme começar, mas o próprio professor Ram Shankar Nikumbh lembra às crianças que Einstein, Agatha Christie, Da Vinci e Tomas Edison eram disléxicos e sofreram na infância – TZP é história da vida real. Antes fosse apenas ficção.
Taare Zameen Par além de mandar uma mensagem sobre o papel do educador,  este filme ensina antes o que é ser pai, o que significa e o que implica em ter um filho. Ram Nikumbh, contestando o que o pai de Ishaan disse a ele em certo momento, deixa bem claro o que significa a palavra “cuidar”. E neste momento sublime, alerta para que não aconteça com Ishaan o que acontece com as árvores das Ilhas Salomão, que morrem após as pessoas ficarem gritando à sua volta. 
Aamir Khan fez sem dúvida uma obra-prima, imperdível!!... 
na Livraria Cultura sob o título de :

LIKE STARS ON EARTH

(3 DISCS) (WITH POSTCARDS) (2 DVDS/CD)R$ 91,90(sob encomenda)

Produção e direção: Aamir Khan
Concepção e edição: Deepa Bhatia
Música: Shankar Ehsaan
Local: India
Ano: 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário