sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Pinacoteca da Cidade - Curiosismo


O vídeo produzido para 'aguçar a curiosidade' para a Pinacoteca da Cidade de São Paulo, diga-se um dos espaços arquitetônicos culturais mais bacanas do Brasil, é uma das melhores campanhas veiculadas em relação à arte, para trazer o espectador a vivenciar as exposições e criar expectativa,...o fato do vídeo ser falado em outra língua e legendado em português  lembra do filme Carlota Joaquina, um dos responsáveis pela retomada do cinema brasileiro. 
A estratégia de marketing funcionou, e talvez os museus brasileiros precisem de um truque parecido para se revitalizarem. Adoramos ir ao Moma, ao Tate e até ao Malba, mas os museus que ficam aqui do lado a gente ignora, afinal, aqui se fala português.


‘Aos Curiosos’ foi  uma exposição fictícia montada na Pinacoteca do Estado, para divulgar as mudanças no segundo andar. Ao todo, foram quatro instalações posicionadas nos acessos ao segundo piso (temporariamente interditado) que estimularam a curiosidade do visitante perguntando “Quais obras estarão na nova exposição de longa duração da Pinacoteca?”. 
Além das instalações, rolou também uma instalação no Parque da Luz, posteres, banners na fachada chamando para a exposição fictícia e uma caneca desenvolvida especialmente para os curiosos, com uma alça em formato de fechadura, ainda à venda no museu.
Impossível ir a SP e não colocar de vez em quando a Pinacoteca no roteiro cultural,...é sempre excelente,...
E para divulgar a exposição a F/Nazca criou este belo comercial,...até Cultura necessita de planos de marketing para atrair o público,...

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