quarta-feira, 25 de maio de 2011

Crème Brûlée

Continuando no clima açucarado, descobrimos esta receita de torta de Crème Brûlée,...Crème Brûlée, receita francesa que vem em pequenos potinhos já é bom por si só, e encontramos em todos os lugares bacanas como uma 'pièce de résistance' mais sofisticadas como uma boa  sobremesa,...acreditamos que uma das melhores é do 'pâtissier' Marcelo Gonçalves em Porto Alegre,...mas já que não temos a receita dele, vamos a esta que deve ser muito boa mesmo,...
Torta Crème Brûlée  
rendimento: 1 torta redonda de 25cm, ou 1 retangular de 30X15cm
para a massa:
  • 1 1/4 xícara de farinha de trigo
  • 2 c. sopa açúcar
  • 1/4 c. chá de sal
  • 113g de manteiga sem sal, bem gelada e cortada em cubinhos
  • 3 a 5 colheres de sopa de água gelada
para o recheio:
  • 1/2 fava de baunilha
  • 1 1/4 xícara de creme de leite fresco/ natas
  • 2/3 xícara de leite
  • 4 gemas
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara de açúcar
  • pitada de sal
Primeiro, faça a massa: No processador, pulse juntos a farinha, açúcar e sal para misturar. Junte os pedacinhos de manteiga gelada, e pulse algumas vezes para obter uma farofa grossa, com pedaços de manteiga maiores (os maiores devem ter o tamanho de ervilhas).  Com o processador ligado, junte a agua até a massa se juntar ligeiramente.
Passe para uma superfície de trabalho polvilhada com farinha de trigo e junte delicadamente a massa (vai estar um pouco seca e quebradiça, mas apertando um pouco ela se junta) formando uma bola. Se estiver ainda muito seca e não der pra juntar, espirre um pouquinho mais de água.Essa massa não deve ser amassada nem trabalhada em excesso, senão fica dura. Embrulhe em plástico. Deixe descansar na geladeira por 40minutos.
Numa superfície de trabalho polvilhada com farinha de trigo, abra a massa com o rolo e estique o suficiente para cobrir o fundo e laterais da forma. Ajeite com as mãos – se quebrar é só pressionar para remendar.
Corte a sobra de massa com uma faca ou tesoura e leve a forma forrada de massa ao freezer por 10minutos. Aproveite para ligar o forno e preaquecer a 200º.
Fure o fundo da massa com um garfo, forre com papel aluumínio e complete a cavidade da torta com feijões crus (isso impede que a massa inche). Asse por 20 a 25 minutos, ou até as bordinhas dourarem levemente. Retire o papel alumínio com os feijões e asse mais um pouco até a massa dourar por completo (uns 15 a 20 minutos). Deixe esfriar.
Abaixe o forno para 150°.
Recheio: Enquanto a massa está assando, coloque numa panela o creme de leite, o leite e raspe a fava de baunilha com uma faquinha – misture com o creme na panela e junte também a fava. Leve ao fogo até quase levantar fervura. Desligue e deixe descansando por 30 minutos.
Numa tigela, bata as gemas e o ovo com o sal e 6 colheres de sopa do açúcar até esbranquiçar. Junte a mistura de creme de leite (retire a fava de baunilha) e misture bem. Coe com uma peneira.
Coloque a forma com a massa da torta dentro de uma assadeira grande e coloque no forno. Despeje o creme do recheio no fundo da torta e feche a porta do forno com cuidado para não derramar. Asse por aproximadamente 30 minutos, ou até as bordas do creme estarem firmes, mas o centro ainda mole. Deixe esfriar, desenforme e polvihe com o açúcar restante. Queime o açúcar para cramelar com um maçarico,...e deguste!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário