segunda-feira, 11 de abril de 2011

Margit&Euclydes

O resgate da história de Margit e Euclydes Kliemann, protagonistas do Caso Kliemann feito pelo  jornalista Celito De Grandi em relação ao caso, dimensiona a sua real verdade da tragédia que se abateu sobre esta familia, e abalou tanto na época a sociedade do Rio Grande,...
A história de um casal feliz, apaixonados, com tres filhas,... ela uma mulher linda, ele um deputado estadual e ascendente no meio político, por sua postura combativa e arrojada,...no espaço de mais ou menos um ano os dois são assassinados em circunstâncias diferentes,..de uma maneira intempestiva a polícia acusa Euclydes do assassinato da esposa,....Ingredientes perfeitos para uma novela das oito,...
Os crimes que se sucederam, o de Margit e depois o de Euclydes, tem nuances de mistério que até hoje povoam nosso imaginário, principalmente daqueles que na época viveram, ouviram e/ou tiveram alguma relação com o caso.
O livro nos leva novamente aos anos sessenta, e nos mostra no decorrer de suas páginas não somente a história desta tragédia, mas também todo o envolvimento de pessoas conhecidas de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul,e do exacerbado 'bairrismo', a ponto de nos dar a impressão de que o crime havia ocorrido dentro de nossas próprias casas,  assim como lugares e o modo de vida desta época de profundas mudanças políticas e sociais.
Celito De Grandi com a aquiescência das filhas do casal, conduz um relato quase detetivesco que nos leva a pensar,...
"Quem matou Margit Kliemann?..."
As conclusões nos meandros desta história verídica, demonstram todos os erros cometidos nesta investigação, e especulações da imprensa e opinião pública,  fazendo uma justa reconciliação da lembrança com a sugestão de quem realmente matou, e todas as conseqüências que resultaram na vida das pessoas envolvidas.
O livro é para ler sem interrupções,...


Caso Kliemann : a história de uma tragédia
/Celito de Grandi.- Porto Alegre:Literatilis,Edumisc, 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário