quarta-feira, 24 de novembro de 2010

GENTILEZA GERA GENTILEZA

Já que falo em estética e beleza, vou falar de GENTILEZA, pois existe tudo de beleza no ato da gentileza,...e para falar nesse assunto, nada melhor que JOÃO GENTILEZA,...
 João Gentileza se incorporou à imagem da cidade. de São Paulo .Como um personagem andarilho, messiânico, passou 35 anos pregando a gentileza e suas virtudes. Andava pelas ruas, ônibus, barcas, trens, com sua batina branca e uma placa, escrita em verde e amarelo, com mensagens do tipo: "Gentileza gera gentileza. Amorrrr a natureza.".  
Seu grafismo e ortografia eram peculiares. Divulgava também sua mensagem escrevendo em muros e passarelas. Seus painéis mais famosos estão preservados até hoje nos pilares do viaduto do Cajú, no início da Avenida Brasil,...transformaram-se em obras de arte urbana,...
Andando pela cidade o profeta entregava flores às pessoas e pedia que não dissessem ”por favor" e sim "por gentileza". Justificava que assim não se esperava retribuição ou favor em troca. Solicitava também que não se dissesse "obrigado", pois o sentimento expressão não deveria ser de obrigação e sim de gratidão. "Digam: Muito agradecido!" Aos que o chamavam de louco, respondia: - "Sou maluco para te amar e louco para te salvar".
Ele foi um personagem folclórico e participou de filmes, vídeo clipes, posou para capas de LP’s e foi até tema de escola de samba. Suas mensagens eram simples, porém repletas de sentimentos nobres. Trazia um certo lirismo ao cotidiano agitado da cidade.
Gentileza até hoje nos faz refletir como a felicidade pode ser encontrada nas coisas simples. Pela Avenida Brasil repleta de outdoors, que vendem de tudo temos juntas suas mensagens, simples e belas.
Em sua mensagem pura e simples podemos encontrar  o mais importante que é o amor, a gentileza, a natureza e o respeito pregados por ele. 
Viva o louco profeta com toda sua lucidez. Viva a beleza da gentileza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário