quinta-feira, 1 de setembro de 2011

"A simplicidade é a perfeita harmonia entre o belo, o útil e o justo" Frank Lloyd Wright


Arquiteto de formação , Frank Lloyd Wright  rejeita o neo acadêmico pensando em seguir a orientação de sua arquitetura "orgânica" de volumes. 

Iniciou-se na arquitetura trabalhando para Louis Sullivan, um dos pioneiros em 'arranha-céus' da Escola de Chicago.
Frank Lloyd Wright assinou seu primeiro contrato, e em 1897, seu estilo é firmado especialmente em casas suntuosas construídas em Oak Park e as séries de Casas Pairie(casas pradaria) . 
Os novos modos do século XX, que estavam começando, e o pensamento modernista, e ainda os novos materiais inspirados por sua pesquisa, este arquiteto cria novos conceitos de Arquitetura que visam integrar os edifícios na paisagem, trabalhando para resolver questões relacionadas com a iluminação e ventilação, proporcionando soluções novas . 

Considerando as partes de um edifício como organismos autônomos que constituem um corpo coerente, este genial arquiteto, cria a analogia para argumentar que um edifício deve representar o crescimento de um ser vivo, isto quer dizer, a arquitetura deve atender as necessidades das pessoas como um organismo vivo, pois o edifício influencia profundamente o homem, e o arquiteto é o instrumento modelador do espírito organicista do espaço e de seu usuário.

Em 1909, vai para avant garde da arquitetura na Europa, e  apesar de muita  controvérsia, ele mais uma vez prova a sua maestria na construção da ousada Casa Kaufmann em Bear Run, Pensilvânia, e ainda o edifício do Museu Guggenheim em NY. 
Na combinação de novas formas e novos materiais, Frank Lloyd Wright, à sua maneira, revolucionou o  mundo da arquitetura, tornando-se um dos arquitetos mais importantes do século XX.



Nenhum comentário:

Postar um comentário