segunda-feira, 30 de maio de 2011

Fazenda Barba Negra

Contar histórias não é um ato apenas intelectual, mas espiritual e afetivo.
Por isso, as melhores histórias são as que contamos espontaneamente, a partir do que 
 Fazenda Barba Negra
carregamos em nossa bagagem de cultura e de experiência de vida. Independente de qualquer sentido, contar histórias pressupõe antes de tudo a vontade de falar do que se sabe, de doar sabedoria e conhecimento, de passar adiante aquilo que se aprendeu. Mais simplesmente ainda: contar histórias é aumentar o círculo. E, mesmo na falta de uma fogueira ou das lareiras de nossas avós, podemos fazê-lo aqui e agora, partilhando nossas histórias, lançando fios invisíveis que nos unem numa só rede. 
Letícia Wierzchowski quando 'contou' parte da história do Rio Grande no livro A Casa das Sete Mulheres, trouxe a memória a vida do campo e das fazendas nos momentos convulsivos da Revolução Farroupilha e em Um Farol no Pampa a continuação desta história, ficam impressas em nossa memória e os sentimentos nos levam a este estado de espírito do Pampa Gaúcho,...
Ao entrar no Restaurante Fazenda Barba Negra, em Porto Alegre, o ambiente e as fotos nas paredes remetem a este tempo da vida no campo e as histórias contadas por nossos avós, o vento minuano varrendo as coxilhas e o sotaque impresso nos diálogos dos livros de Leticia, tão presentes em nossos ouvidos,...uma certa nostalgia nos faz gostar ainda mais do assado e dos pratos oferecidos no excelente cardápio,...
A tradição familiar do Bebeto Majo de Oliveira, e ainda das familias Chaves Barcellos e Cirne Lima de que descende, fala na contra capa do cardápio, "Cresci ouvindo minha familia contar histórias da Fazenda Barba Negra...", e este simples relato nos leva aos muitos que fizeram, a emoção de nos lembrarmos do Pampa e sua história,...





Quando nos referimos ao Storytelling em outro post, acreditamos que esta presente neste espaço muito desta mística e da continuidade da história contada nas entrelinhas, entre uma garfada e outra da parrilla e dos acompanhamentos da cozinha do Restaurante Fazenda Barba Negra,...


Restaurante Fazenda Barba Negra
Rua Ten Cel Fabricio Pilar, 791 - POA- RS
051 33330492



sábado, 28 de maio de 2011

Storytelling - contar histórias

Storytellingmuitas vezes por improvisação ou embelezamento, é a maneira de contar histórias  numa narrativa que emocione transmitindo entretenimento, educação, preservação da cultura e incutir valores,...este é um conceito que se firmou em Cannes neste ano. 
Na publicidade significa, basicamente, promover o engajamento do consumidor com a marca contando-lhe uma história envolvente.


Este filme de quase 3 minutos da Euro RSCG London conta a história do Chivas Regal 25 com a  locução  do ator Joseph Fiennes e usa fotografias originais em preto e branco manipuladas em 3D é um excelente exemplo para esta maneira de tocar o público a que se destina,...as imagens fotográficas valem nosso olhar sobre pessoas, suas interações sociais e sua história. 
É isso que todas as marcas deveriam fazer com seus produtos ou serviços.. nos relembrar da importância dele para nossas vidas através de histórias reais e verdadeiras,...histórias são o gatilho emocional que liga o consumidor à marca,...
abram e vejam,...

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Food Design - culinária epicurista


Uma das características mais importantes da grande gastronomia é a filosofia epicurista, em que a beleza e composição dos pratos são tão importantes quanto os ingredientes ou os sabores,...
a apresentação para 'comer com os olhos' sem dúvida nos torna mais humanos e civilizados, e nos distancia dos animais,...pesado e esnobe!!?,...não!...é a realidade,...
quem não aprecia a apresentação do que vai comer!!???...todos apreciam,... 
 Este é o objetivo do trabalho de um pequeno grupo de artesãos na comida de Nova York e jantar, Comida Pinch Design que caracteriza-se por abordagem e declarada vocação : fazer com que cada prato, o buffet ser servido,  ou mesmo um pequeno 'acepipe' algo memorável, bonito ou conveniente para comer,...para isso desenvolveram  uma linha de utensílios de mesa para cada ocasião.
Para se ter uma idéia de sua produção, basta olhar para as imagens,...
é dedicado a servir uma bandeja de rosquinhas, sui generis talheres para acolher ao mesmo tempo em duas amostras diferentes, ou (última foto) integrado com um prato de vidro, tudo muito perfeito com mil truques de puro design para servir ou cumprimentar alguém, e mostrar cada vez mais a importância que a beleza esteja sempre presente nos mínimos detalhes,...
necessidade de vida de todo o Epicurista!,...

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Crème Brûlée

Continuando no clima açucarado, descobrimos esta receita de torta de Crème Brûlée,...Crème Brûlée, receita francesa que vem em pequenos potinhos já é bom por si só, e encontramos em todos os lugares bacanas como uma 'pièce de résistance' mais sofisticadas como uma boa  sobremesa,...acreditamos que uma das melhores é do 'pâtissier' Marcelo Gonçalves em Porto Alegre,...mas já que não temos a receita dele, vamos a esta que deve ser muito boa mesmo,...
Torta Crème Brûlée  
rendimento: 1 torta redonda de 25cm, ou 1 retangular de 30X15cm
para a massa:
  • 1 1/4 xícara de farinha de trigo
  • 2 c. sopa açúcar
  • 1/4 c. chá de sal
  • 113g de manteiga sem sal, bem gelada e cortada em cubinhos
  • 3 a 5 colheres de sopa de água gelada
para o recheio:
  • 1/2 fava de baunilha
  • 1 1/4 xícara de creme de leite fresco/ natas
  • 2/3 xícara de leite
  • 4 gemas
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara de açúcar
  • pitada de sal
Primeiro, faça a massa: No processador, pulse juntos a farinha, açúcar e sal para misturar. Junte os pedacinhos de manteiga gelada, e pulse algumas vezes para obter uma farofa grossa, com pedaços de manteiga maiores (os maiores devem ter o tamanho de ervilhas).  Com o processador ligado, junte a agua até a massa se juntar ligeiramente.
Passe para uma superfície de trabalho polvilhada com farinha de trigo e junte delicadamente a massa (vai estar um pouco seca e quebradiça, mas apertando um pouco ela se junta) formando uma bola. Se estiver ainda muito seca e não der pra juntar, espirre um pouquinho mais de água.Essa massa não deve ser amassada nem trabalhada em excesso, senão fica dura. Embrulhe em plástico. Deixe descansar na geladeira por 40minutos.
Numa superfície de trabalho polvilhada com farinha de trigo, abra a massa com o rolo e estique o suficiente para cobrir o fundo e laterais da forma. Ajeite com as mãos – se quebrar é só pressionar para remendar.
Corte a sobra de massa com uma faca ou tesoura e leve a forma forrada de massa ao freezer por 10minutos. Aproveite para ligar o forno e preaquecer a 200º.
Fure o fundo da massa com um garfo, forre com papel aluumínio e complete a cavidade da torta com feijões crus (isso impede que a massa inche). Asse por 20 a 25 minutos, ou até as bordinhas dourarem levemente. Retire o papel alumínio com os feijões e asse mais um pouco até a massa dourar por completo (uns 15 a 20 minutos). Deixe esfriar.
Abaixe o forno para 150°.
Recheio: Enquanto a massa está assando, coloque numa panela o creme de leite, o leite e raspe a fava de baunilha com uma faquinha – misture com o creme na panela e junte também a fava. Leve ao fogo até quase levantar fervura. Desligue e deixe descansando por 30 minutos.
Numa tigela, bata as gemas e o ovo com o sal e 6 colheres de sopa do açúcar até esbranquiçar. Junte a mistura de creme de leite (retire a fava de baunilha) e misture bem. Coe com uma peneira.
Coloque a forma com a massa da torta dentro de uma assadeira grande e coloque no forno. Despeje o creme do recheio no fundo da torta e feche a porta do forno com cuidado para não derramar. Asse por aproximadamente 30 minutos, ou até as bordas do creme estarem firmes, mas o centro ainda mole. Deixe esfriar, desenforme e polvihe com o açúcar restante. Queime o açúcar para cramelar com um maçarico,...e deguste!!

terça-feira, 24 de maio de 2011

União Light - bem doce...

Açucar para adoçar a vida sempre é muito bom,...foi realmente uma grande descoberta gustativa,...
O açúcar é tão refinado que vai direto para o sangue e causa uma série de alterações físicas e mentais em quem consome,...dá uma certa bobeira mental, cientificamente explicada pelo encontro da insulina com um aminoácido chamado triptofano que é rapidamente convertido no cérebro em serotonina, um tranqüilizante natural.  Tá nervoso/a? Dá água com açúcar que passa.”  Ou não é?
Na Índia, alguns séculos antes de Cristo, os médicos usavam o açúcar como remédio. Foi só ali perto do ano 600 que os Persas bolaram a rapadura, e daí sairiam todas as doçuras que conhecemos, amamos e até podem levar ao ódio quando encaramos a balança,...
Bom!!,...para que se amenize os efeitos a refinaria de açucar União desenvolveu um com a metade de calorias,...o light!!!
para lançar no mercado e convencer que é igual ao que estamos acostumados a degustar, a Peralta Strawberry Frog criou um projeto para este Açúcar light da União,  além de integrar direitinho os meios, partiu de um insight simples e uma fórmula conhecida a de testar sem avisar -o teste cego -  para gerar relevância para o produto,... o açúcar light com metade das calorias
O que parece ter sido difícil foi a operacionalização: a marca convenceu doceiras de renome a mudar por um dia um simples mas fundamental ingrediente e surpreendeu os consumidores com o resultado -- doces com o mesmo sabor e metade das calorias.
Trabalhou também muito fortemente nas redes sociais -- em blogFacebook e Twitter, convidando os consumidores a experimentar e divulgando receitas para que a substituição do açúcar regular fosse feita da maneira correta.    
Assim um incremento expressivo de vendas com a campanha (mais de 100%). A produção dos filmes é da Big Bonsai, com direção de Felipe Briso e o conteúdo do Facebook, Twitter e site são da Bold. 
Confiram o case -- em inglês,...e vamos experimentar se adoça mesmo para quem gosta de beeem doce,...

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Start of the Future


cantora lírica Bella Stone
A equipe do Mirage Intercoiffure surpreendeu o público em São Paulo com o show  “Start of the Future” no dia 4 de abril,  um dos mais aplaudidos da Hair Brasil.  


O show futurista, em homenagem a evolução da mulher, teve direção artística de Cesar Augusto e supervisão de Zélia Lewandowski e com o figurino tecnológico criado pela estilista Natalia Rios que usou materiais como lã , seda, algodão e seus resíduos. 
realmente vale a pena ver o vídeo para ver o excelente trabalho dos cabeleireiros gaúchos César Augusto , Matheus Tauber, João Lopes,  Maikel Matos,  Bruno Salami, Danilo Correa, Marlise Trindade, Josepher Brito, Vagner Barbosa Rogeri, Muryel Macedo Correa, Bruno Ximendes, Jefferson Goulart, Antonio Neto, Guilherme Buhler e  Alessandro Viegas.
O final radical e espetacular, remete ao filme Quinto Elemento de Luc Besson, com Bruce Willis e Milla Jovovich,  quando o cabeleireiro Cesar  raspou a cabeça da linda cantora lírica Bella Stone em cena, que ainda soltou a voz e cantou para o público,...perfeito!,...

sábado, 21 de maio de 2011

PIBXFIB - Felicidade Interna bruta

Paro, porta de entrada para o Butão
Passamos toda a vida em busca da Felicidade  , um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude estão ausentes,...conceito literal como aparece no WIKIPÉDIA,...
todos os sentimentos envolvidos em busca deste estado de nirvana se apresentam das mais variadas maneiras, e realmente  só nos damos conta dela em frações de segundo,...
A maioria dos países, que podemos falar em quase sua totalidade, tem como fator de maior importância o PIB - produto interno bruto - mas como um exemplo a esta ordem o Butão, pequeno país encravado entre China e Índia com pouco mais de 600 mil habitantes, vem se tornando conhecido por exportar um caminho para a felicidade,...ontem um programa na Rede Globo dedicou o assunto do Globo Reporter a este País,... 
Em 1972, o rei do Butão, país com paisagens de sonho, Jigme Singye Wangchuck, criou o termo Felicidade Interna Bruta (FIB), para se contrapor ao Produto Interno Bruto (PIB). Ou seja, uma nova maneira de avaliar a riqueza de um país levando em conta não apenas os aspectos econômicos, mas também os ambientais, culturais, psicológicos e espirituais, entre outros. 
Ao passar a aferir os índices do FIB e criar políticas públicas para atacar os problemas encontrados, o país conseguiu dar um salto em seus indicadores sociais e chamar a atenção do mundo para essa experiência inovadora. 
Hoje, uma das principais autoridades do mundo em Felicidade Interna Bruta é Dasho Karma Ura, presidente do Centro para Estudos do Butão e membro da Comissão do FIB do Ministério do Planejamento de seu país.




Quando nos referimos em outro post sobre a utopia , este é o exemplo perfeito que ela existe para nos desculparmos de tudo que não queremos fazer, realizar ou encarar com uma possível realidade,...
A Paz é utopia?,...o Amor é utopia?...a FELICIDADE é UTOPIA??,...
não, não é!!,...este pequeno país entre a China e a Índia nos mostra que tudo é possível,...até a Felicidade!,... 

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Plasticidade modernista do ballet de Martha Graham


 
A beleza em suas mais variadas expressões é que  sempre temos presente neste espaço,... 
 Martha Graham é a homenageada na entrada do Google desta semana quando estaria completando 117 anos,...
A plasticidade modernista desta genial bailarina, é comparada hoje sua influência como o impacto causado por outros grandes mestres como Picasso teve para a pintura em seu tempo, ou Stravinsky na música, ou Frank Lloyd Wright na arquitetura. 
As suas contribuições transformaram essa forma de arte, revitalizando e difundindo a dança ao redor do mundo,..
O Martha Graham Dance Company tem sido um líder no desenvolvimento da dança contemporânea, desde a sua fundação, em 1926. 
Com um estilo atemporal e contemporâneo Graham e sua empresa tem expandido o vocabulário da dança contemporânea de movimento e alterou para sempre o alcance da arte, enraizando obras contemporâneas em contextos social, político, psicológico e sexual, aprofundando o seu impacto e ressonância..
Martha Graham criou um estilo próprio de dança chamado, o método Graham, de grande expressividade emocional, rompendo com as regras convencionais da dança do século XIX, criando sua própria técnica que encantou o mundo. Foi revolucionando seu estilo, tornando-se uma das principais figuras da dança contemporânea. 
Desenvolveu uma técnica que compreendia uma profunda relação entre respiração e movimento e muito contato com o chão e passou (1934) a utilizar músicas compostas especialmente para seus trabalhos. Durante 50 anos de carreira constam cerca de 200 coreografias explorando os mais diversos temas, como a sensibilidade feminina, a mitologia grega, questões sociais e o folclore americano. 
Um de seus trabalhos mais conhecidos foi Letter to the World (1943), com música de Hunter Johnson, cuja dança foi baseada na vida de Emily Dickson, poeta da qual trechos de poemas são recitados na performance. Entre outros notáveis sucessos contam-se Appalachian Spring (1944), Cave of the Heart (1946), Legend of Judith (1962), Acts of Light (1981). Parou de dançar (1970); porém ainda coreografou A Sagração da Primavera (1984) de Igor Stravinski, escreveu uma autobiografia, Bloody Memory (1991), onde detalhou seu método.
Ela deu à dança moderna mais sentido e profundidade, incorporando mais sentimento aos dançarinos...

Futurismo na Semana de Design - Milão 2011


 Com inspiração no filme TRON: Legacy, dos Estúdios Walt Disney, a Dupont apresentou a exposição TRON designs Corian® durante a Semana de Design, em Milão. 

O filme é uma aventura 3D, onde pai e filho embarcam em uma viagem em um universo cibernético. 

Sob a assinatura das duas marcas, o projeto apresentou um cenário feito de Corian®  - material para bancadas que pode ser moldado facilmente , tecnologia desenvolvida pela Dupont - uma combinação perfeita de minerais naturais e polímero acrílico puro. É um material sintético – nascido da imaginação e investigação humana – e o resultado da reflexão sobre as necessidades do design. » Mais
Empresas, arquitetos e designers foram convidados a criar soluções de design de interiores e de arquitetura tendo o filme como tema e também mostrando a versatilidade do produto da DuPont.
 As fotos mostram algumas das cenas criadas por Cappellini, Jacuzzi, Setsu e Shinobu Ito, Lagostudio, Ilaria Marelli e Marco Piva para os espaços da Semana de Design 2011,...
Super futuristas demonstra a perfeição do uso do material e sua multiplicidade de formas,...

domingo, 8 de maio de 2011

Lego-style - apartamento que se transforma







A arquitetura e o design caminham juntos, e as infinitas possibilidades de conceber espaços e volumes criativos,...quanto mais condicionantes impomos mais criativos estes espaços podem se tornar.
Se pensamos que é impossível termos todas as funções necessárias em um pequeno espaço, no projeto que postamos demonstra que é totalmente possível,...
em uma área de 22 metros quadrados, que originalmente abrigava os tanques de água dentro de um estreito edifício no centro de Barcelona, foi transformado em um versátil e funcional apartamento, onde os móveis estão dispostos a permitir muitos níveis e diferentes usos,...os únicos elementos visíveis são o chuveiro, um vidro laminado e retangular na pia.
Um pequeno milagre de equilíbrio, que é inspirado na racionalização total do espaço,...
Muito perfeito para pessoas realmente muito organizadas,...

sábado, 7 de maio de 2011

Dia das Mães

Nada como uma bem humorada campanha que expressa exatamente a dependência do amor materno,...
os dois vídeos abaixo são um desdobramento de campanha legal da Madre Buenos Aires para Mamá Luchetti. Desta vez com foco nas mães de verdade, mostrando a vida um pouco mais próxima daquilo que é de verdade. A animação é da PepperMelon, a produção é da Reino com direção de Andrés Alvarez, Agustín Torre e Ramón López.
Mamá Luchetti, personagem dos Produtos Luchetti tem até comunidade de fãs no facebook,...
Homenagem perfeita para o Dia das Mães.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Moleskine reinventado




                                                                foto de FernandoBNRosa
O moleskine em suas mais variadas formas tornou-se um ícone charmoso para anotações dos mais variados tipos como aparece no vídeo acima. O lendário caderno de capa preta, que hoje encontramos em outras cores, sendo o vermelho  em folhas de papel um dos mais bacanas, apaixona famosos e desconhecidos há mais de dois séculos surge agora adaptado à era tecnológica. Mantendo a essência e o design original, faz-se também acompanhar por duas capas híbridas: uma para telefone, e outra para ligação à Internet.

moleskine ipad iphone
Vincent Van Gogh, Pablo Picasso, Ernst Hemingway e Bruce Chatwin são apenas alguns dos fãs que confiavam pensamentos, esboços ou simples notas ao seu fiel caderno. Pequeno, de cantos arredondados, elástico e bolsa interna extensível, era inicialmente vendido apenas em papelarias francesas.
Apesar do sucesso, o moleskine deixou de ser comercializado em 1980 e só voltou ao mercado em 1997 pela mão de um pequeno editor milanês.
Seguindo a tradição de Chatwin (o responsável pela alcunha “moleskine”), o caderno trilha um novo caminho impondo-se como um complemento indispensável e uma marca de identidade pessoal.
moleskine ipad iphone
Esta expansão levou a marca a fazer alguns ajustes.
Num mercado em que o papel tem vindo a perder gradualmente a sua importância, a Moleskine decidiu aliar o seu melhor ao melhor da tecnologia (telefone e Internet). Introduziu dois novos complementos para facilitar o uso em simultâneo do velho caderninho de papel e dos gadgets que hoje em dia nos acompanham para toda a parte: a SmartPhone Cover e a Tablet Cover. Ambas estas capas são compatíveis com o iphone 3G e 3GS, assim como com o Ipad. A SmartPhone Cover permite ainda o acesso ao Bluetooth e o uso de auricular ou altifalante. No interior, um revestimento em camurça protege os gadgets contra estragos ou quedas.

moleskine ipad iphone
Para os antenados em objetos de desejo e charmosos aí vai a dica,...

terça-feira, 3 de maio de 2011

Violência gera Violência

Sem dúvida o filme de que falamos no post anterior, Hævnen, contextualiza o procedimento e a conseqüente euforia causada pela morte de Osama Bin Laden,...violência gera violência que gera violência e assim por diante,...
Entrar no mérito da ação procedida pelos americanos é um assunto delicado, assim como é delicado nossa opinião que atitude tomar quando a violência chega próxima de nós,...dar a outra face?,...
As pessoas e as sociedades têm as mesmas condicionantes por toda a parte,...o elemento irracional esta presente em todas!!!,...
Quando o ambiente é ausente de conflitos, as pessoas mostram-se prestativas e receptivas às demais,...a civilidade acontece naturalmente, e mostramos o quanto somos seres humanos no sentido mais perfeito e grandioso das palavras.
Quando as relações intersubjetivas tornam-se desumanas e uma carga de violência se espalha pelas comunidades, surge, a partir de sintomas, por vezes, despercebidos, a explosão de brutalidade, que se multiplica com rapidez absurda e incontrolável. 
As violências praticadas pelas forças armadas dos países intervencionistas, sózinhos como os Estados Unidos, ou mesmo integrantes da ONU ou OTAN, geram desconforto psicológico mesmo naqueles que desejam manter-se afastados da realidade.
Como opinar o que é certo ou errado?,...
a ética se transforma e toma novos rumos,...a morte de um terrorista toma forma de euforia como se fossem cem gols de uma partida de futebol,...para ampliar este panorama de caos, o rádio, a televisão e a internet tornam todos os acontecimentos instantâneos e universais, banalizando a violência,... crimes diários e tristemente presentes nas grandes cidades são reproduzidos de maneira incansável a todos os momentos. O medo toma conta de nossa sociedade pois a represália é iminente,...violência gera violência!!!...

Em um outro post de Epicurus refletimos sobre a loucura do Profeta Gentileza, que escrevia frases de efeito em suas mensagens, simples e belas. Em sua mensagem pura e simples podemos encontrar  o mais importante que é o amor, a gentileza, a natureza e o respeito pregados por ele. 
Viva novamente o louco profeta com toda sua lucidez. 
Viva a beleza da gentileza que gera gentileza.